domingo, 19 de fevereiro de 2017

O Mercado Obscuro da T.I 2.1 Reload

Hoje vou demonstrar como a geração diploma e os “chefes” que ainda não são empreendedores e líderes são uma combinação explosiva em nosso setor.
Profissionais reclamam que são desvalorizados, patrões reclamam que não encontra boa mão de obra, vamos ser realista, ninguém vai dar seu suor e sangue sem receber algo em troca que venha a valer a pena o esforço.
O que eu vejo muito são funcionários que por algum fator de sorte ou por outros meios conseguiu virar seu próprio patrão, cresceu porém de forma desorganizada e começou a contratrar, ele não procura aprender sobre gestão de pessoas, contabilidade, etc, a preocupação dele é agir da forma que os antigos patrões dele agiam e que ele tanto criticava a atitude, o sonho do oprimido se tornou ser opressor.
Ele não sabe diferenciar o dinheiro da empresa e o seu salário, se a empresa deu R$15.000,00 de lucro, ele gasta sem pensar em amanhã, sem separar uma parte para investir, fazer fundo de caixa, ele simplesmente gasta como se fosse tudo seu, afinal a empresa é dele.
Esse é o “patrão” que só vê seus funcionários como pessoas preguiçosas e que está pagando uma fortuna para os ingratos que devem tudo a ele, seus funcionários reclama e a frase que ele sempre repete é “ A empresa não vai parar se você sair, se não está satisfeito pede contas” beleza, porém quando isso acontece, dele começar a perder sua equipe, reclama que o funcionário é ingrato.
Isso quando ele não reclama da equipe, porém faça uma análise, ninguém acorda de manhã e sai de casa entra em qualquer empresa e começa a trabalhar, ele passa por entrevista, ele sabe o quanto vai ganhar, se a sua equipe está desmotivada, é que o seu processo seletivo está péssimo e o reflexo é esse, insatisfação total pelos funcionários, quando vejo uma empresa com alta rotatividade já passo pelo outro lado da rua.
Enfim, esse tipo de patrão acima, que ganhou dinheiro e o conhecimento de empreendedor não surgiu, é o pior tipo de pessoa para se lidar, acha que só porque conseguiu as coisas sem estudo, que isso não deve ser valorizado ou acha que está pagando fortuna.

Agora vamos falar dos funcionários e da geração diploma, começando por uma frase motivacional para os colegas trabalhadores.

“Se você não construir seus sonhos alguém vai te contratar para construir os deles.”

Vamos lá, uma analise rápida sobre a situação dos profissionais de T.I, isso se encaixa em outros segmentos da sociedade também.

É normal escutar “ faça uma faculdade, os salários são ótimos” depois da faculdade é dito “ faça uma pós/ mestrado” pois assim vai se destacar e conseguir aquele ótimo emprego, feito isso é dito “ faça doutorado, pois mestrado já está cheio o mercado e com poucas vagas, vá em busca de concurso público” enfim, já viu esse filme antes?

Isso é uma questão cultural, nossa sociedade despreza os técnicos e supervaloriza o nível superior, é uma tradição, pois durante muito tempo o nível superior era coisa da elite e o filho do trabalhador quando conseguia estudar, só fazia um curso técnico, o ensino superior passou a ser considerado um meio de ascender socialmente, ter status.

Com as mudanças que facilitaram o acesso dos brasileiros à graduação e a multiplicação de instituições dessa natureza aumentou nesses últimos anos, a facilidade no crédito estudantil empurrou novos alunos no ensino, afinal no Brasil, a beca é sinônimo de status.

As pessoas ainda estão associando a ideia de que basta ter um diploma para ganhar mais, as empresas sempre que publicam uma vaga, está lá a escolaridade, nível superior.
Entre uma graduação ruim e uma boa formação técnica, não é difícil saber qual escolher.

Outro fator é a criação de vagas, se abre 1.000 vagas na T.I e se formou 20.000 profissionais, já viu a ilusão do nível superior, pois provavelmente o mercado saturado vai pagar um baixo salário devido a demanda, além da busca por “ escravos qualificados” uma verdadeira loucura que acontece